quinta-feira, 1 de março de 2012

Conversão Decimal Para Binário - Endereço IP

Não precisamos só ser capazes de converter de binário para decimal, mas também de decimal para binário. Muitas vezes precisamos examinar um octeto individual de um endereço apresentado em notação decimal com pontos. Isso acontece quando os bits de rede e os bits de host dividem um octeto.

Como exemplo, se um host com o endereço 172.16.4.20 está usando 28 bits para o endereço de rede, precisaríamos examinar o binário no último octeto para descobrir que esse host está na rede 172.16.4.16. Esse processo de extrair o endereço de rede do endereço de host será explicado mais adiante.

Valores de Endereço entre 0 e 255

Visto que nossa representação de endereços é limitada a valores decimais para um único octeto, só examinaremos o processo de conversão de binário de 8 bits para os valores decimais de 0 a 255.

Para começar o processo de conversão, começamos determinando se o número decimal é igual a ou maior do que nosso maior valor decimal representado pelo bit mais significativo. Na posição mais significativa, determinamos se o valor é igual a ou maior do que 128. Se o valor for menor que 128, colocamos um 0 na posição 128 e passamos para a posição 64.

Se o valor na posição 128 for maior ou igual a 128, colocamos um 1 na posição 128 e subtraímos 128 do número que está sendo convertido. Daí, comparamos o restante dessa operação com o próximo valor menor, 64. Continuamos esse processo para todas as posições de bit restantes.

Veja na figura um exemplo desses passos. Convertemos 172 para 10101100.

Clique na imagem para ampliar

A figura resume a completa conversão de 172.16.4.20 da notação decimal com pontos para a notação binária.

Clique na imagem para ampliar

A atividade na figura a seguir permite que você pratique a conversão de decimal para binário (8 bits) o quanto for necessário. Só alterar o numero decimal e ir praticando. Recomendamos que você trabalhe com essa ferramenta até conseguir fazer a conversão sem errar.

Clique na imagem para ampliar

Fonte: CISCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário