quinta-feira, 10 de maio de 2012

Apresentando a Tabela de Roteamento

Apresentando a tabela de roteamento

A principal função de um roteador é encaminhar um pacote para sua rede de destino, que é o endereço IP de destino do pacote. Para isso, um roteador precisa pesquisar as informações de roteamento armazenadas em sua tabela de roteamento.

Uma tabela de roteamento é um arquivo de dados na RAM usada para armazenar informações de rota sobre redes conectadas diretamente e remotas. A tabela de roteamento contém associações de rede/próximo salto. Essas associações informam a um roteador que, em termos ideais, um determinado destino pode ser alcançado enviando-se o pacote para um roteador específico que representa o "próximo salto" a caminho do destino final. A associação de próximo salto também pode ser a interface de saída para o destino final.

A associação rede/interface de saída também pode representar o endereço de rede de destino do pacote IP. Essa associação ocorre nas redes do roteador conectadas diretamente.

Uma rede conectada diretamente é uma rede acoplada diretamente a uma das interfaces do roteador. Quando a interface de um roteador é configurada com um endereço IP e uma máscara de sub-rede, a interface se torna um host na rede acoplada. O endereço de rede e a máscara de sub-rede da interface, além do tipo de interface e o número, são inseridos na tabela de roteamento como uma rede conectada diretamente. Quando um roteador encaminha um pacote para um host, como um servidor Web, o host está na mesma rede da rede conectada diretamente de um roteador.

Uma rede remota é uma rede que não está conectada diretamente ao roteador. Em outras palavras, uma rede remota é uma rede que só pode ser alcançada enviando-se o pacote para outro roteador. As redes remotas são adicionadas à tabela de roteamento usando um protocolo de roteamento dinâmico ou configurando rotas estáticas. Rotas dinâmicas são rotas para redes remotas que foram aprendidas automaticamente pelo roteador, usando um protocolo de roteamento dinâmico. Rotas estáticas são rotas para redes configuradas manualmente por um administrador de rede.

Nota: A tabela de roteamento com suas redes conectadas diretamente, as rotas estáticas e as rotas dinâmicas serão apresentadas nas seções a seguir e abordadas com mais detalhes ao longo deste curso.

As seguintes analogias podem ajudar a esclarecer o conceito de rotas conectadas, estáticas e dinâmicas:
  • Rotas conectadas diretamente – Para visitar um vizinho, você só precisa descer a rua onde mora. Esse caminho é semelhante a uma rota conectada diretamente porque o "destino" está disponível diretamente por meio da "interface conectada", a rua.
  • Rotas estáticos – Um trem usa a mesma ferrovia sempre para uma rota especificada. Esse caminho é semelhante a uma rota estática porque o caminho para o destino é sempre o mesmo.
  • Rotas dinâmicas – Ao dirigir um carro, você pode escolher um caminho diferente "dinamicamente" com base no tráfego, no tempo ou em outras condições. Esse caminho é semelhante a uma rota dinâmica porque você pode escolher um novo caminho em muitos pontos diferentes para o destino ao longo do caminho.
O comando show ip route

Como mostrado na figura, a tabela de roteamento é exibida com o comando show ip route. Neste momento, não houve nenhuma rota estática configurada nem qualquer protocolo de roteamento dinâmico habilitado. Portanto, a tabela de roteamento de R1 só mostra as redes do roteador conectadas diretamente. Para cada rede listada na tabela de roteamento, as seguintes informações são incluídas:
  • C - As informações nesta coluna denotam a origem das informações da rota, a rede conectada diretamente, a rota estática ou um protocolo de roteamento dinâmico. C representa uma rota conectada diretamente.
  • 192.168.1.0/24 - Este é o endereço de rede e a máscara de sub-rede da rede conectada diretamente ou remota. Nesse exemplo, ambas as entradas na tabela de roteamento, 192.168.1./24 e 192.168.2.0/24, são redes conectadas diretamente.
  • FastEthernet 0/0 - As informações ao término da entrada da rota representam a interface de saída e/ou o endereço IP do roteador de próximo salto. Nesse exemplo, FastEthernet 0/0 e Serial0/0/0 são as interfaces de saída usadas para alcançar essas redes.
Clique na imagem para ampliar

Quando a tabela de roteamento inclui uma entrada de rota para uma rede remota, informações adicionais são incluídas, como a métrica de roteamento e a distância administrativa. A métrica de roteamento, a distância administrativa e o comando show ip route são explicados com mais detalhes nos capítulos posteriores.

Os PCs também têm uma tabela de roteamento. Na figura, você pode ver a saída de comando route print. O comando revela o gateway padrão configurado ou adquirido, as redes conectadas, loopback, multicast e de broadcast. A saída de comando route print não será analisado durante este curso. Isso é mostrado aqui para enfatizar o ponto que todos os dispositivos IP configurados devem ter uma tabela de roteamento.

Um comentário: