domingo, 1 de julho de 2012

Introdução a VLSM e CIDR

Antes de 1981, os endereços IP usavam apenas os primeiros 8 bits para especificar a porção da rede do endereço, limitando a Internet - então conhecida como ARPANET - a 256 redes. Desde o início, ficou óbvio que esse espaço não seria suficiente para os endereços.

Em 1981, a RFC 791 modificou o endereço de 32 bits IPv4 para permitir três classes ou tamanhos diferentes das redes: classe A, classe B e classe C. Os endereços de classe A usavam 8 bits para a porção da rede do endereço, a classe B usava 16 bits e a classe C usava 24 bits. Esse formato ficou conhecido como endereçamento IP classful.


O desenvolvimento inicial do endereço classful solucionou o problema do limite de 256 redes, mas apenas por algum tempo. Uma década depois, ficou claro que o espaço para os endereços IP estava acabando rapidamente. Em resposta, a IETF (Internet Engineering Task Force) introduziu o Roteamento entre domínios com endereços classless (CIDR, Classless Inter-Domain Routing), que usava Máscara de sub-rede de tamanho variável (VLSM, Variable Length Subnet Masking) para ajudar a preservar o espaço para os endereços.

Com a introdução do CIDR e do VLSM, os ISPs podiam atribuir parte de uma rede classful a um cliente e a outra parte a outro cliente. Essa atribuição de endereço descontíguo realizada pelos ISPs foi comparada ao desenvolvimento de protocolos de roteamento classless. Para comparar: os protocolos de roteamento classful são sempre sumarizados no limite classful e não incluem a máscara de sub-rede nas atualizações de roteamento. Os protocolos de roteamento classless incluem a máscara de sub-rede nas atualizações de roteamento e não são exigidos para executar a sumarização. Os protocolos de roteamento classless discutidos no curso da CISCO são RIPv2, EIGRP e OSPF.

Com a introdução do VLSM e do CIDR, os administradores de rede tiveram que usar habilidades adicionais de criação de sub-redes. O VLSM é simplesmente o fato de criar sub-redes de uma sub-rede. As sub-redes podem ser ainda mais divididas em sub-redes em vários níveis, como você aprenderá neste capítulo. Além da criação de sub-redes, tornou-se possível sumarizar uma grande quantidade de redes classful em uma rota agregada ou super-rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário