quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ITIL - Gerenciamento de Capacidade

Gerenciamento da Capacidade

Objetivo

Assegurar de que os recursos da TI necessários estejam alinhados com os requisitos de negócio concordados do cliente, e sejam fornecidos de forma economicamente viável.

Descrição

A gerência da capacidade assegura que quantitativamente e economicamente sustentável a capacidade da TI está sempre disponível para fornecer recursos para os requisitos do negócio em termos de volume de transação, tempo de processando e tempo de resposta. A gerência da capacidade apura os requisitos do negócio para recursos da TI, prevê e fornece a carga de trabalho necessária e realiza o planeamento dos recursos da TI. Por meio da gerência de desempenho, o desempenho efetivo dos recursos fornecidos é documentado.

Tarefas

Fornecer prova da utilização econômica da capacidade e a preparação de um plano da capacidade é um dos resultados os mais importantes da gerência da capacidade.
  • Determinar os requisitos do cliente (= gerência de demanda);
  • Transpor os requisitos para a utilização do sistema (= gerência da carga de trabalho);
  • Determinar os recursos requeridos (= gerência de recursos);
  • Preparar um plano da capacidade;
  • Monitorar o desempenho e realizar o ajuste fino (desempenho e afinação);
  • Realizar melhorias para conseguir o nível de serviço concordado.
Benefícios

A melhora da economia na produção dos bens e dos serviços com melhor utilização dos recursos usados.
  • A redução na probabilidade da ocorrência de gargalos de capacidade;
  • Melhoria do uso de recursos disponíveis;
  • Fundamento para monitorar os custos da capacidade e assim detectar antecipadamente aumento dos custos;
  • Melhoria do relacionamento com o Cliente;
  • Definição mais precisa dos requisitos de desempenho;
  • Previsão mais precisa a respeito do comportamento do desempenho previsto dos sistemas;
  • Uso mais eficiente dos recursos humanos;
  • Melhor estrutura para obtenção de expansões de hardware;
  • Melhoria da compreensão da inter-relação entre problemas de desempenho e problemas da capacidade.
Indicadores de Performance
  • Carga de trabalho dos serviços da TI;
  • Reservas;
  • Número de gargalos;
  • Taxa da utilização da capacidade de recursos humanos e de sistemas;
  • Custos: uso econômico dos recursos;
  • Habilidade para fornecer recursos dentro dos prazos.

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