Objetivo
Assegurar de que os recursos da TI necessários estejam alinhados com os requisitos de negócio concordados do cliente, e sejam fornecidos de forma economicamente viável.
Descrição
A gerência da capacidade assegura que quantitativamente e economicamente sustentável a capacidade da TI está sempre disponível para fornecer recursos para os requisitos do negócio em termos de volume de transação, tempo de processando e tempo de resposta. A gerência da capacidade apura os requisitos do negócio para recursos da TI, prevê e fornece a carga de trabalho necessária e realiza o planeamento dos recursos da TI. Por meio da gerência de desempenho, o desempenho efetivo dos recursos fornecidos é documentado.
Tarefas
Fornecer prova da utilização econômica da capacidade e a preparação de um plano da capacidade é um dos resultados os mais importantes da gerência da capacidade.
- Determinar os requisitos do cliente (= gerência de demanda);
- Transpor os requisitos para a utilização do sistema (= gerência da carga de trabalho);
- Determinar os recursos requeridos (= gerência de recursos);
- Preparar um plano da capacidade;
- Monitorar o desempenho e realizar o ajuste fino (desempenho e afinação);
- Realizar melhorias para conseguir o nível de serviço concordado.
Benefícios
A melhora da economia na produção dos bens e dos serviços com melhor utilização dos recursos usados.
A melhora da economia na produção dos bens e dos serviços com melhor utilização dos recursos usados.
- A redução na probabilidade da ocorrência de gargalos de capacidade;
- Melhoria do uso de recursos disponíveis;
- Fundamento para monitorar os custos da capacidade e assim detectar antecipadamente aumento dos custos;
- Melhoria do relacionamento com o Cliente;
- Definição mais precisa dos requisitos de desempenho;
- Previsão mais precisa a respeito do comportamento do desempenho previsto dos sistemas;
- Uso mais eficiente dos recursos humanos;
- Melhor estrutura para obtenção de expansões de hardware;
- Melhoria da compreensão da inter-relação entre problemas de desempenho e problemas da capacidade.
Indicadores de Performance
- Carga de trabalho dos serviços da TI;
- Reservas;
- Número de gargalos;
- Taxa da utilização da capacidade de recursos humanos e de sistemas;
- Custos: uso econômico dos recursos;
- Habilidade para fornecer recursos dentro dos prazos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário