quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Função do Protocolo de Roteamento Dinâmico


O que são exatamente os protocolos de roteamento dinâmico? Os protocolos de roteamento são usados para facilitar a troca de informações de roteamento entre roteadores. Os protocolos de roteamento permitem que os roteadores compartilhem informações dinamicamente sobre redes remotas e adicionam essas informações automaticamente às suas próprias tabelas de roteamento.


Os protocolos de roteamento determinam o melhor caminho para cada rede adicionada à tabela de roteamento. Um dos principais benefícios do uso de um protocolo de roteamento dinâmico é que os roteadores trocam informações de roteamento sempre que há uma alteração de topologia. Essa troca permite que os roteadores aprendam novas redes automaticamente e também localizem caminhos alternativos quando houver uma falha do link atual para uma rede.

Comparados ao roteamento estático, os protocolos de roteamento dinâmico requerem uma sobrecarga administrativa menor. No entanto, para usar os protocolos de roteamento dinâmico, é necessário dedicar parte dos recursos de um roteador à operação de protocolos, incluindo tempo de CPU e largura de banda de link de rede. Apesar dos benefícios do roteamento dinâmico, o roteamento estático ainda é usado. Há situações em que o roteamento estático é mais apropriado e outras em que o roteamento dinâmico é a melhor escolha. Freqüentemente, você encontrará uma combinação de ambos os tipos de roteamento em qualquer rede que tenha um nível moderado de complexidade. Discutiremos as vantagens e as desvantagens dos roteamentos estático e dinâmico posteriormente neste capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário