terça-feira, 8 de maio de 2012

Introdução a Roteadores

As redes atuais têm um impacto significativo em nossas vidas – alterando a forma como nós vivemos, trabalhamos e nos divertimos. As redes de computadores – e, em um contexto mais amplo, a Internet – permitem às pessoas se comunicar, colaborar e interagir de maneira que elas jamais viram. Nós usamos a rede de várias formas, inclusive aplicativos Web, telefonia IP, videoconferência, jogos interativos, comércio eletrônico, educação e muito mais.


No centro da rede está o roteador. Resumidamente, um roteador conecta uma rede a outra. Por isso, o roteador é responsável pela entrega de pacotes em redes diferentes. O destino do pacote IP pode ser um servidor Web em outro país ou um servidor de email na rede local. É a responsabilidade dos roteadores entregar esses pacotes em tempo hábil. A efetividade da comunicação de redes interconectadas depende, amplamente, da capacidade dos roteadores de encaminhar pacotes da maneira mais eficiente possível.

Agora os roteadores estão sendo adicionados a satélites no espaço. Esses roteadores terão a capacidade de rotear tráfego IP entre satélites no espaço de maneira muito semelhante à forma como esses pacotes são movidos na Terra, o que reduz atrasos e oferece maior flexibilidade de networking.

Além do encaminhamento de pacotes, um roteador também presta outros serviços. Para atender às demandas das redes atuais, os roteadores também são usados para:
Assegurar uma disponibilidade 24x7 (24 horas por dia, 7 dias por semana). Para ajudar a garantir o alcanço da rede, os roteadores usam caminhos alternativos, caso haja falha no caminho primário.
Fornecer serviços integrados de dados, vídeo e voz em redes com e sem fio. Os roteadores usam a priorização de Qualidade de Serviço (QoS, Quality of Service) dos pacotes IP para assegurar que o tráfego em tempo real, como voz, vídeo e dados críticos não sejam descartados ou atrasados.
Atenuar o impacto de worms, vírus e outros ataques na rede, permitindo ou negando o encaminhamento de pacotes.

Todos esses serviços são criados de acordo com o roteador e sua responsabilidade primária de encaminhar pacotes de uma rede para a próxima. Isso só acontece por causa da capacidade do roteador de rotear pacotes entre redes nas quais os dispositivos em redes diferentes podem se comunicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário