terça-feira, 8 de maio de 2012

Processo de Inicialização do Roteador

Processo de inicialização

Há quatro fases principais no processo de inicialização:

1. Executando o POST
2. Carregando o programa de bootstrap
3. Localizando e carregando o software Cisco IOS
4. Localizando e carregando o arquivo de configuração de inicialização ou acessando o modo de configuração

Clique na imagem para ampliar

1. Executando o POST.

O Auto-teste de inicialização (POST, Power-On Self Test)é um processo comum que ocorre em quase todos os computadores durante a inicialização. O processo POST é usado para testar o hardware do roteador. Quando o roteador for ligado, um software no chip ROM irá executar o POST. Durante esse auto-teste, o roteador executa o diagnóstico a partir da ROM em vários componentes de hardware, inclusive CPU, RAM e NVRAM. Depois que o POST for concluído, o roteador irá executar o programa de bootstrap.

2. Carregando o programa de bootstrap

Depois do POST, o programa de bootstrap é copiado da ROM para a RAM. Uma vez na RAM, a CPU executa as instruções no programa de bootstrap. A tarefa principal do programa de bootstrap é localizar o Cisco IOS e carregá-lo na RAM.

Nota: A esta altura, se tiver uma conexão de console com o roteador, você irá começar a ver a saída na tela.

3. Localizando e carregando o IOS Cisco

Localizando o software IOS Cisco. O IOS costuma ser armazenado na memória flash, mas também pode ser armazenado em outros locais como um servidor de Protocolo de Transferência de Arquivos Trivial (TFTP, Trivial File Transfer Protocol).

Se uma imagem completa do IOS não puder ser localizada, uma versão dimensionada do IOS será copiada da ROM para a RAM. Essa versão do IOS é usada para ajudar a diagnosticar qualquer problema, podendo ser usada para carregar uma versão completa do IOS na RAM.

Nota: Um servidor TFTP costuma ser usado como um servidor de backup para o IOS, mas também pode ser usado como um ponto central para armazenar e carregar o IOS. O gerenciamento do IOS e o uso do servidor TFTP são abordados em um curso posterior.

Carregando o IOS. Alguns dos roteadores Cisco mais antigos executavam o IOS diretamente a partir da memória flash, mas os modelos atuais copiam o IOS para a RAM para execução pela CPU.

Nota: Quando o IOS começar a ser carregado, você talvez veja uma cadeia de caracteres de sustenidos (#), como os mostrados na figura, enquanto a imagem é descompactada.

4. Localizando e carregando o arquivo de configuração

Localizando o arquivo de configuração de inicialização Depois que o IOS for carregado, o programa de bootstrap irá pesquisar o arquivo de configuração de inicialização, conhecido como startup-config, na NVRAM. Esse arquivo tem os comandos de configuração e os parâmetros já salvos, inclusive:
endereços de interface
informações de roteamento
senhas
qualquer outra configuração salva pelo administrador de rede

Se o arquivo de configuração de inicialização, startup-config, estiver localizado na NVRAM, ele será copiado para a RAM como o arquivo de configuração em execução, running-config.

Nota: Se não houver o arquivo de configuração de inicialização na NVRAM, o roteador talvez procure um servidor TFTP. Se o roteador detectar a existência de um enlace ativo para outro roteador configurado, ele irá enviar um broadcast à procura de um arquivo de configuração no enlace ativo. Essa condição fará com que o roteador pause, mas você acabará vendo uma mensagem de console como a seguinte:

<o roteador pára aqui ao difundir para um arquivo de configuração em um enlace ativo>

%Error opening tftp://255.255.255.255/network-confg (Timed out)
%Error opening tftp://255.255.255.255/cisconet.cfg (Timed out)

Executando o arquivo de configuração. Se um arquivo de configuração de inicialização estiver localizado na NVRAM, o IOS irá carregá-lo na RAM como running-config e executar os comandos no arquivo, uma linha por vez. O arquivo running-config contém endereços de interface, inicia processos de roteamento, configura senhas de roteador e define outras características do roteador.

Acesse o modo de configuração, Setup Mode, (opcional). Se o arquivo de configuração de inicialização não puder ser localizado, o roteador irá solicitar ao usuário o acesso ao modo de configuração (setup mode). Modo de configuração é uma série de perguntas que solicita ao usuário informações de configuração básicas. O modo de configuração não deve ser usado para inserir configurações de roteador complexas, normalmente não sendo usado por administradores de rede.

Ao inicializar um roteador que não contenha um arquivo de configuração de inicialização, você verá a seguinte pergunta após o carregamento do IOS:

Would you like to enter the initial configuration dialog? [yes/no]: no

O modo de configuração não será usado neste curso para configurar o roteador. Quando solicitado a acessar o modo de configuração (setup mode), sempre responda não. Se responder sim e acessar o modo de configuração (setup mode), você poderá pressionar Ctrl-C a qualquer momento para encerrar o processo de configuração.

Quando o modo de configuração não é usado, o IOS cria um running-config padrão. O running-config padrão é um arquivo de configuração básico que inclui as interfaces do roteador, as interfaces de gerenciamento e determinadas informações padrão. O running-config padrão não contém nenhum endereço de interface, nenhuma informação de roteamento, senhas ou outras informações de configuração específicas.

Interface da linha de comando

Dependendo da plataforma e do IOS, o roteador pode fazer a seguinte pergunta antes de exibir o prompt:

Would you like to terminate autoinstall? [yes]: <Enter>
Press the Enter key to accept the default answer.
Router>

Nota: Se um arquivo de configuração de inicialização for localizado, o running-config talvez contenha um nome de host e o prompt irá exibir o nome de host do roteador.

Quando o prompt é exibido, o roteador já está executando o IOS com o arquivo de configuração em execução atual. Agora o administrador de rede pode começar a usar comandos do IOS no roteador.

Nota: O processo de inicialização é abordado com mais detalhes em um curso posterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário