segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ITIL - Gerenciamento de Mudança

Gerenciamento de Mudança

Objetivo

O objetivo da gerência da mudança é realizar mudanças de maneira planejada, pelo menor custo e com o mínimo de riscos.

Descrição

A experiência mostra que uma proporção elevada dos problemas com qualidade do serviço de TI ocorrem após alguma mudança. Mudanças na infra-estrutura de TI muitas vezes resultam em sérios problemas, que custam muito mais para retificar do que o próprio custo real da mudança. Tais problemas podem causar enormes prejuízos, de modo que as empresas e os clientes estão cada vez mais relutantes em aceita-los.

Por segurança todo desenvolvimento da infra-estrutura de TI, se relacionado à gerência da capacidade ou à gerência de problema, está associado com o tamanho da mudança que por sua vez faz o posicionamento em uma graduação de risco. Por esta razão uma completa e eficaz abordagem à gerência de mudança é inteligente.

Tarefas
  • Receber e Registrar as Requisições para Mudança (RFC's
  • Avaliar a extensão, os custos, os benefícios e os riscos das mudanças planejadas;
  • Atualizar a mudança / plano de liberação;
  • A coordenar e controlar a implantação no Conselho Consultivo de Mudança (CAB);
  • Monitorar reportar o sucesso da implantação;
  • Atualizar o banco de dados da configuração(CMDB);
  • Completar e rever as RFC's (após a implantação.
Benefícios
  • Mudanças controladas e desse modo menos casos de perda da qualidade causada por mudanças;
  • Risco detectados cedo;
  • Poucas mudanças envolvidas em erros ou incidentes;
  • Valiosa informação do gerenciamento a respeito das mudanças planejadas e implantadas e suas ramificações;
  • Serviços mais estáveis e desse modo aumento da produtividade dos usuários;
  • Melhoria da produtividade dos especialistas de TI envolvidos;
  • Melhor habilidade para superação das equipes com altas densidades de mudança;
  • Capacidade para voltar ao estado original, no caso de encontrar problemas.

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