segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ITIL - Gerenciamento Financeiro de TI

Gerenciamento Financeiro da TI

Objetivo

A gerência financeira da TI fornece a base para a informação do controle econômico, planejamento financeiro e contabilidade de custo.

Descrição

A Gerência Financeira da TI é responsável pela a identificação, cálculo, monitoração e alocação futura de custos para Clientes com contrato de Serviços de TI. Através da criação de uma consciência dos custos, a Gerência Financeira da TI pode influenciar o comportamento dos Usuários e os Clientes, da mesma forma que determinar os custos corretos para o fornecimento dos serviços de TI serve de base para o Gerenciamento Financeiro. A política fixar os preços para o uso dos Serviços de TI pelos usuários deve ser justa e transparente. A gerência financeira também fornece a Gerência de TI com a base para o planejamento do orçamento.

Tarefas
  • Orçamento (planejamento do orçamento);
  • Preparar as metas de custo e de desempenho;
  • Preparar estimativas de custo do orçamento;
  • Preparar os planos de investimento e financiamento.
Contabilidade (metas/desempenho da contabilidade)
  • Determinar o custo preciso dos serviços oferecidos;
  • Determinar a taxa da unidade de custo padrão;
  • Monitorar as despesas, comparação da meta/desempenho;
  • Tipo do custo, centro de custo e contabilidade de unidade de custo.
Debitar (custeio; faturamento para serviços)
  • Preparar as bases para o faturamento para cada serviço;
  • Calcular preços transparentes e compreensíveis para os serviços executados;
  • Influenciar o comportamento do Cliente através da fixação do preço;
  • Alocar os custos futuros com base nos serviços reais recebidos na atualidade;
  • Preparar as faturas.
Benefícios
Conhecer os custos ajuda a:
  • Promover a conscientização do custo e assim utilizar os recursos do departamento de TI da forma mais econômica;
  • Suportar a estratégia de investimento da TI;
  • Avaliar valores das mudança do ponto da vista dos custos;
  • Fornecer a base para o planejamento e orçamento;
  • Tomar decisões de negócio sobre cada serviço fornecido;
  • Definir as metas de desempenho e o monitorar os custos dentro do contexto do orçamento;
  • Justificar investimentos para serviços novos ou melhorias;
  • Evidenciar razões para a renovação da infra-estrutura tecnológica;
  • Priorizar a utilização dos recursos.
O débito por serviços recebidos ajudam a:
  • Monitorar os serviços e planejar os investimentos;
  • Refinanciar os custos incorridos na TI;
  • Influenciar o ambiente do Cliente e dessa forma reduzir o custo total.
Indicadores de Performance
  • Aderência ao orçamento;
  • Grau de cobertura de custo;
  • Liquidez;
  • Custo do processo.

Um comentário:

  1. Olá!

    Gostaria de saber como posso fazer o calculo de um orçamento de TI, baseado em horas livres. Terei custo de um analista + equipamentos + custos fixos de manutenção do analista. Como posso calcular um orçamento nestes parâmetros?

    Grato!

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