Objetivo
A gerência financeira da TI fornece a base para a informação do controle econômico, planejamento financeiro e contabilidade de custo.
Descrição
A Gerência Financeira da TI é responsável pela a identificação, cálculo, monitoração e alocação futura de custos para Clientes com contrato de Serviços de TI. Através da criação de uma consciência dos custos, a Gerência Financeira da TI pode influenciar o comportamento dos Usuários e os Clientes, da mesma forma que determinar os custos corretos para o fornecimento dos serviços de TI serve de base para o Gerenciamento Financeiro. A política fixar os preços para o uso dos Serviços de TI pelos usuários deve ser justa e transparente. A gerência financeira também fornece a Gerência de TI com a base para o planejamento do orçamento.
Tarefas
Tarefas
- Orçamento (planejamento do orçamento);
- Preparar as metas de custo e de desempenho;
- Preparar estimativas de custo do orçamento;
- Preparar os planos de investimento e financiamento.
- Determinar o custo preciso dos serviços oferecidos;
- Determinar a taxa da unidade de custo padrão;
- Monitorar as despesas, comparação da meta/desempenho;
- Tipo do custo, centro de custo e contabilidade de unidade de custo.
- Preparar as bases para o faturamento para cada serviço;
- Calcular preços transparentes e compreensíveis para os serviços executados;
- Influenciar o comportamento do Cliente através da fixação do preço;
- Alocar os custos futuros com base nos serviços reais recebidos na atualidade;
- Preparar as faturas.
Benefícios
Conhecer os custos ajuda a:
- Promover a conscientização do custo e assim utilizar os recursos do departamento de TI da forma mais econômica;
- Suportar a estratégia de investimento da TI;
- Avaliar valores das mudança do ponto da vista dos custos;
- Fornecer a base para o planejamento e orçamento;
- Tomar decisões de negócio sobre cada serviço fornecido;
- Definir as metas de desempenho e o monitorar os custos dentro do contexto do orçamento;
- Justificar investimentos para serviços novos ou melhorias;
- Evidenciar razões para a renovação da infra-estrutura tecnológica;
- Priorizar a utilização dos recursos.
- Monitorar os serviços e planejar os investimentos;
- Refinanciar os custos incorridos na TI;
- Influenciar o ambiente do Cliente e dessa forma reduzir o custo total.
- Aderência ao orçamento;
- Grau de cobertura de custo;
- Liquidez;
- Custo do processo.
Olá!
ResponderExcluirGostaria de saber como posso fazer o calculo de um orçamento de TI, baseado em horas livres. Terei custo de um analista + equipamentos + custos fixos de manutenção do analista. Como posso calcular um orçamento nestes parâmetros?
Grato!