Objetivo
O objetivo do Gerenciamento de Configuração é fornecer informação segura e atualizada sobre os itens de configuração (IC's) em uso, desse modo assegura-se o inter-relacionamento direto com as demais disciplinas de gerenciamento de serviços da TI.
Descrição
Cada empresa depende da provisão econômica serviços da TI. Do ponto da vista de aspectos apenas legais e financeiros, a operação e a administração de recursos de TI estão tornam-se sempre mais problemáticos. O Gerenciamento de Configuração neste momento torna possível para o gerenciamento de TI controlar os elementos da TI e os ativos (por exemplo: hardware, software, documentação, licenças, etc..). De acordo com a terminologia da ITIL, tais elementos são chamados da "itens de configuração" (ICs). Os CIs mostram o inter-relacionamento dos elementos individuais da infra-estrutura da TI.
Um bom funcionamento do Gerenciamento da Configuração supre a empresa com:
- Informação precisa e atualizada de todos os componentes que são requeridos para executar um processo de negócio (do ponto da vista do serviço em vez dos componentes).
- Maior controle sobre os ativos da TI em uso.
- Habilidade para executar serviços de TI com alta qualidade.
Tarefas 1
Planejamento do Gerenciamento da Configuração
Planejamento do Gerenciamento da Configuração
- Determinar o objetivo e a extensão do Gerenciamento de Configuração.
- Examinar e entender as instruções existentes, padrões e processos a respeito das organizações da suporte.
- Desenvolver a nomenclatura para os itens de configuração (CI's), se não existirem.
- Determine o papel e as responsabilidades do Gerenciamento de Configuração, junto com a gerência.
- Determinar que funções são requeridas pelo Gerenciamento de Configuração.
- Estabelecer um fluxo de trabalho para processos operacionais.
- Especificar uma base de tempo e um processo para a implantação das atividades do Gerenciamento da Configuração (identificação da configuração, checagem, documentação do status das mudanças, auditorias).
- Analisar os requisitos de integração com o uso produtos de terceiros.
- Criar o desenho do sistema de gerenciamento da configuração (CMDB, localização, as interfaces para o sistema e as ferramentas de suporte, etc).
- Fornecer treinamento e orientação para os empregados.
A configuração da infra-estrutura da TI, deve ser dividida em itens de configuração (CIs) identificados sem ambigüidade, de modo que estes possam ser verificados eficazmente, monitorados e reportados de acordo com os requisitos do negócio. O grau de detalhe deve ser determinado do modo mais eficiente, em linha com os requisitos práticos e individuais da empresa.
Tarefas 2
Controle dos Itens de Configuração (ICs)
Controle dos Itens de Configuração (ICs)
- Registo dos novos ICs e suas versões.
- Documentar as mudanças dos ICs (atualização do "status", mudanças dos atributos do IC, mudanças das responsabilidades, controle de licença, relacionamento com outro ICs etc.).
- Documentar ICs modificados com base nas mudanças efetuadas.
- Proteger a integridade de dados da configuração.
A prova do status é fornecida periodicamente em forma de relatórios. Como regra geral envolve a seguinte informação:
- Identificação única dos itens de configuração incluindo o "status" atual (instalado, em testes, em desenvolvimento, etc..)
- A linha de base da configuração, a liberação e seu "status" atual.
- Nome da pessoa que é responsável pelas mudanças.
- Problemas não solucionados, requisições para mudança (RFC's) com relação aos itens individuais de configuração.
- Verificar que os processos da gerência da configuração são aderentes aos objetivos planejados.
- Verificar que a consistência e a integridade dos dados estejam asseguradas.
- Verificar que as mudanças em itens de configuração sejam incorporadas de uma maneira oportuna.
Benefícios
- Aumento da eficiência das outras disciplinas dentro dos serviços de suporte e dos serviços de entrega, e assim melhora da qualidade do serviço.
- Criação de uma visão geral otimista da infra-estrutura de TI em uso, como uma base de dados para o inventário e planeamento.
- Administração mais eficiente dos recursos da TI utilizados.
- Maior eficiência na manipulação dos incidentes e dos problemas.
- Melhor controle de mudanças de hardware e de software.
- Fácil aderência às provisões legais.
- Melhoria da monitoria e controle dos ativos da TI.
- Orçamento simplificado do custo da TI.
- Suporte para o planeamento de contingência.