segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Evitando Golpes na Internet

Normalmente existem dois tipos de problemas encontrados na comercialização pela internet.

O primeiro e mais sério são os golpistas, (pessoas especializadas em lesar o consumidor) O segundo e igualmente sério são os comerciantes inexperientes que acabam calculando erroneamente seus negócios e não conseguem muitas vezes entregar um produto e nem devolver o dinheiro pago.

Montar um site ou até mesmo uma loja na internet possui um custo muito baixo e até mesmo gratuito em algumas vezes.

Esta característica tecnológica que possui vantagens inquestionáveis para a evolução cultural também acaba sendo um forte atrativo para pessoas inexperientes em gerenciamento ou administração comercial, estas pessoas ao montarem seus negócios gerenciados erroneamente acabam lesando o consumidor não intencionalmente e sim forçado pelo erro de gestão.

Já o golpista é um individuo que trabalha sem se preocupar com a lei e quando especializado consegue comprovar e convencer aos seus "clientes" sobre a seriedade e honestidade do trabalho ou produto ofertado. Em ambos os casos o prejuízo acaba quase sempre no bolso do consumidor e a imagem de uma ferramenta fantástica como a internet é abalada pelo mau uso.

É simples evitar este problema e garantir sucesso nas negociações pela rede, basta apenas algum cuidado.
  1. Verifique se o domínio é comercial ou gratuito. Se o domínio for comercial verifique o endereço da empresa e os contatos, examine também o tempo em que o site está no ar. (Normalmente empresas quebram no primeiro e segundo ano por erro de administração) 
  2. Utilize algum buscador para obter informações sobre a empresa e veja se existem comentários nos fóruns e listas de discussão
  3. Se a empresa oferecer serviços gratuitos use os mesmos para testar o nível de atendimento e idoneidade. 
  4. No site da Receita Federal é possível verificar a situação de uma empresa pelo CNPJ e saber se ela esta apta para o comercio ou se existem problemas. (Normalmente golpistas não se preocupam com a lei ou burocracias governamentais) 
  5. Se a empresa é nova e não dispõe de serviços gratuitos ou o domínio não é comercial (provedor gratuito), procure efetuar compras com valores baixos, só para testar a qualidade e credibilidade. É melhor ser lesado em R$ 10,00 do que em R$ 100,00. 
Mesmo que a empresa tenha uma credibilidade inquestionável fique atento para NUNCA fornecer dados importantes por e-mail. Semana passada recebi um e-mail do banco do Brasil solicitando que eu efetuasse um acesso em minha conta para completar um cadastro. Examinei o e-mail e o suposto link para acessar minha conta apontava para um provedor fora do país. (Fique atento: Nenhum banco solicita informações por e-mail). Este é um exemplo de golpistas especializados usando "emprestado" a credibilidade de um banco para lesar o consumidor.


Lembre-se:
A internet não é a mesma coisa que o comercio convencional, O alicerce da internet é o RELACIONAMENTO e a regra geral pode ser resumida em uma única frase "NUNCA COMPRE DE ESTRANHOS". Se a empresa que você pretende negociar não possui uma área de relacionamento e atividades para futuros ou possíveis clientes onde seja possível gerar certa "amizade" antes de negociar então esta empresa não esta de acordo com os fundamentos da internet.

Observe que mesmo na compra de um software a primeira coisa que ocorre é o download de uma demonstração do aplicativo para que o usuário não compre algo desconhecido.

Entenda os golpes mais comuns na internet


Phishing

Trata-se de um e-mail que contém falsos links para sites de bancos ou de outras instituições. Nesses falsos sites são pedidos dados confidenciais, como senhas, que posteriormente podem ser usados contra você. O segredo do phishing está no link que vem com o e-mail. O link falso geralmente vem camuflado, com o endereço do site real.

Anti-phishing

É um programa que revela qual o verdadeiro link por trás da camuflagem. Desse modo, é possível descobrir a fraude e evitar o golpe. Antes de clicar em um link, leia atentamente o endereço que ele contém e verifique sua confiabilidade.

Scams

Falsas mensagens de e-mail enviadas aos usuários, utilizando nomes de empresas e serviços conhecidos. Os scams incentivam o usuário a fazer download de arquivos, os quais posteriormente são detectados como worms, cavalos-de-tróia ou outras ameaças.

Em alguns casos, essas mensagens simulam formulários ou páginas da web referentes a bancos ou a outro serviço que exija cadastramento, com o objetivo de capturar informações confidenciais, como dados bancários, número de cartão de crédito, nome e endereço, dentre outras.

Spam

É o envio de mensagens não solicitadas a vários destinatários. Normalmente, o conteúdo dessas mensagens é comercial ou, então, alarmante.

Anti-spam

É um serviço fornecido normalmente por provedores que criam mecanismos de validação de cada e-mail enviado para uma caixa postal, impedindo o recebimento de mensagens enviadas para um grande número de pessoas.

Spywares

São programas que ficam monitorando as atividades dos internautas ou que capturam informações sobre eles. Para contaminar um computador, os spywares podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando o internauta visita sites de conteúdo duvidoso.

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