sábado, 11 de fevereiro de 2012

Wi-Fi, infravermelho, bluetooth. Tire TODAS as suas dúvidas!

O mundo agora é wireless! Apostamos na convergência de tecnologias! Vamos investir em redes sem fio!
Essas e outras frases povoaram e continuam povoando os discursos de empresários e gurus de tecnologia que, quando são questionados sobre os rumos dos investimentos de suas empresas ou do mercado, não hesitam em usar e abusar da famosa "convergência". Empurrando a convergência que é essencialmente a união de um série de tecnologias e um único dispositivo, preferencialmente móvel, estão as soluções de conexão sem fio como Wi-Fi, WLAN, Bluetooth, Wi-Max e infravermelho (esta uma espécie de avó, ou precursora das outras quatro).

Afinal, qual é a tecnologia que está por trás da conexão sem fio de laptops e PDAs à Internet? Qual é a tecnologia que permite que celulares se comuniquem com fones e aparelhos de viva-voz? Essa é a mesma tecnologia utilizada por PDAs, celulares e laptops para conversar entre si? Será que um dia a cidade inteira estará coberta por uma enorme rede sem fio na qual poderemos nos conectar quando e onde quisermos? O Dia a Dia em Ti preparou um verdadeiro bê-a-bá sobre tecnologias sem fio pra você não ficar mais perdido sobre este assunto. Confira a seguir.


Wi-Fi/WLAN

Wi-Fi, sigla para "wireless fidelity" ou fidelidade sem-fio , refere-se a um tipo de conexão entre computadores, PDAs e até celulares com uma rede sem a necessidade de fios. Já WLAN, que quer dizer a mesma coisa, é um pouco mais específica e quer dizer Wireless Local Área Network ? ou rede sem fio local.

Ou seja, em ambas, o sinal de Internet ou de uma Intranet sai do cabo e ganha o ar, em forma de ondas de rádio, e passa a ser captado por qualquer equipamento habilitado com essas tecnologias wireless. Em redes Wi-Fi do tipo 802.11g (que é um dos padrões desta tecnologia), a velocidade pode chegar a 54 Mbps, enquanto as 802.11b se limitam a 11 Mbps. Com isso os usuários ganham liberdade para acessar documentos importantes, informações de estoque, e-mails ou um simples perfil no Orkut em qualquer lugar coberto pela rede.

Uma rede Wi-Fi consiste basicamente de uma conexão de Internet a cabo ligada a um access point que emite um sinal sem fio de Internet , e que se comunica com um laptop, um desktop ou um PDA compatível com esta tecnologia.

Prós e contras

A opção por uma rede Wi-Fi traz consigo vantagens e desvantagens. Uma instalação Wi-Fi pode ser mais cara ou mais barata que uma rede a cabo? Isso geralmente depende da quantidade de computadores que serão ligados em rede. Quando são muitos os computadores, a conexão sem fio geralmente é mais vantajosa já que o cabeamento em grandes escritórios, por exemplo, pode custar milhares de reais.

Outro fator que deve ser considerado é a segurança da rede wireless frente ao conforto que ela traz. Ou seja, ao mesmo tempo em que a conexão sem fio oferece liberdade aos usuários, as informações estão literalmente no ar, o que faz aumentar a já incômoda preocupação com segurança e criptografia de dados.

Para aumentar e garantir a cobertura, existem repetidores de sinal, vendidos pelas mesmas empresas que fabricam access points - aqueles aparelhos que, como dissemos acima, emitem o sinal da Internet sem fio - e que aumentam a área de atuação da rede wireless. Já para contornar a questão da segurança, boa parte dos softwares que vêm nos access points oferecem, durante a configuração, alguma forma de proteção da rede geralmente com a utilização de senhas.

Bluetooth

O nome, de início, chama atenção! Bluetooth, ou Dente Azul. A tecnologia para transmissão de dados recebeu este nome em homenagem ao rei dinamarquês Harald Bluetooth, conhecido em sua época no século X por sua ótima capacidade diplomática e de negociação. Nada mais apropriado a tecnologia de conexão sem fio bluetooth talvez seja a de mais fácil configuração e sincronização.

A solução bluetooth basicamente permite que dados sejam transferidos pelo ar em curtas distâncias ocupando uma banda de rádio de 2,4GHz, a mesma de muitos access points com tecnologia Wi-Fi e dos mais recentes telefones sem fio. Atualmente os dispositivos mais conhecidos por utilizar a solução são os celulares, os fones de ouvido, os aparelho de viva voz, alguns computadores e aos poucos os PDAs. Outros aparelhos que também utilizam a tecnologia são mouses, impressoras, receptores de GPS e controles de videogame (Nintendo Wii, por exemplo). O bluetooth é usado até para montar pequenas redes de computador nas quais não se requer altas taxas de transferência de dados.

A taxa média de fluxo de dados é de 1Mbps e a distância para conexão varia entre 1 metro e 100 metros, porém, a maior parte dos aparelhos funciona com distância máxima de cerca de 10 metros. A Bluetooth Special Interest Group(SIG) anunciou que em 2008 a tecnologia passou a ter capacidade para atingir velocidades de até 100Mbps a uma distância máxima de 15 metros.

Wi-Max

Antes de ser uma tecnologia de conexão sem fio, WiMAX sigla para Worldwide Interoperability for Microwave Access ou Interoperabilidade Mundial para Acesso em Microondas, é um padrão de tecnologia sem fio internacional estabelecido por uma série de parceiros comerciais.

Este padrão, que é internacional, foi criado para que dispositivos pudessem ser desenvolvidos e certificados pela tecnologia WiMAX, que é, em última instância, uma versão turbinada do Wi-Fi, tanto em velocidade quanto em área de cobertura. É claro que algumas diferenças técnicas existem, mas para o usuário final, o WiMAX seria a garantia de Internet banda larga sem fio com cobertura ampla o suficiente para cobrir um cidade inteira. Transmissões de vídeo ao vivo também seriam possíveis por meio desta tecnologia.

As diferenças de rede, em um primeiro momento, se limitam à capacidade de servir a objetos em movimento (Mobile) ou apenas a objetos parados (Fixed). As discussões sobre o padrão e a tecnologia seguem em uma série de Wi-MAX Fórums dos quais participam empresas como Intel, Nokia e Qualcomm.

Infravermelho

O infravermelho entra como uma espécie de menção honrosa, já que as velocidades das aplicações para transmissão de dados sem fio desta tecnologia são muito baixas. As aplicações do infravermelho se limitam a controles remotos, que, apesar de importantíssimos, não envolvem nada tecnologicamente extraordinário, periféricos, como mouse e teclado sem fio, e transmissão de pequenas quantidades de dados entre dispositivos móveis como PDAs e celulares.

Além da limitação da velocidade e portanto da quantidade de dados que o infravermelho pode transmitir, existe um fator limitador que é físico. Ou seja, para funcionar, como todos que usam controle remoto sabem, os dois aparelhos devem estar no "campo de visão" para que o infravermelho seja emitido e recebido com sucesso.

Perspectivas

Essas são, portanto as principais soluções de tecnologia sem fio utilizadas atualmente e que puxam, a reboque, a convergência. Não seria difícil que, com o tempo, boa parte dessas tecnologias também convergissem, ou seja, que o usuário só precisasse do Wi-Fi, ou do WiMAX para tudo: celular, computador, PDA e qualquer outro dispositivo. Mas, até lá, é natural, e positivo, que surjam diversas tecnologias, assim elas competem e ganha a maior fatia de mercado a melhor e a mais barata. Foi assim entre o Beta Max e o VHS, promete ser assim com o Blu-Ray e o HD-DVD, e pode ser assim com as tecnologias de conexão, que atualmente se complementam, mas podem acabar competindo entre si para oferecer uma solução única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário