sábado, 7 de janeiro de 2012

Erro ao usar impressora na rede, solicita instalação de driver (Samsung ML-4550 Series PCL6)

Uma situação que vinha ocorrendo a cerca de três meses na empresa onde trabalho e que vinha me incomodando era esse erro ao tentar imprimir nas impressoras Samsung ML-4550 Series PCL6 da rede, os usuários de Windows Vista e Windows 7 se deparavam com a seguinte tela:


Mensagem de erro: Para usar a impressora compartilhada \\servidor\impressora, você precisa instalar o driver da impressora no computador e reiniciar o trabalho de impressão. Se você não reconhecer o nome e o local da impressora ou não confiar neles, não instale o driver.

Já os usuários do Windows XP e os servidores Windows 2003 Server e Windows 2008 Server não apresentavam este erro.

Para clicar em "Instalar Driver" o usuário deve ser administrador local ou no domínio, o que não é o caso na empresa onde trabalho pois todos os usuários exceto eu que sou o analista responsável, não possuem usuário administrador.
Esse erro era apresentado esporadicamente sem um número certo de dias ou horas para acontecer, como solução imediata para que os usuários conseguissem imprimir nessas impressoras, eu fazia logoff no usuário que estava logado, fazia logon com um usuário administrador da rede e clicava em "Instalar driver" na mensagem de erro, depois disso o usuário entrava com o login dele e conseguia imprimir por alguns dias.
Essa medida não me deixava feliz pois sempre o erro uma hora ou outra voltava a acontecer nas mesmas máquinas.
Existe outras duas impressoras na rede, são elas da marca/modelo Ricoh Aficio MP C2050 PCL6 e  Ricoh Aficio MP 2000 PCL6 que não apresentavam esse problema, verifiquei no servidor de impressão as configurações e comparei com a Samsung, as configurações estavam iguais sem nenhuma diferença.
Pesquisando pela Internet, não conseguir encontrar material com esse problema, só alguns semelhantes mas nenhum realmente que me ajudasse.
Como as impressoras são alugadas, abri um chamado com a empresa locadora. Eles vieram fizeram uma série de testes por vários dias e o problema sempre a continuar.

O servidor:
Windows 2003 Server R2
Standard Edition
Service Pack 2

Acessando o Print Management podemos notar que todas as impressoras estão com status Ready.


Depois de muitos testes a solução que encontrei foi instalar o driver das impressoras com problema em cada máquina e apontar a porta para o caminho da impressora compartilhada no servidor \\servidor\impressora e retirar as impressoras da opção "Deployed Printers" no "Print Management" em "Ferramentas Administrativas" para que elas não sejam puxadas do servidor na hora do logon, com isso o driver ficou instalado localmente e a solicitação de driver não aparecia mais. O grande problema dessa solução é o trabalho de ter que instalar todas as impressoras em todas as máquinas da rede, pois antes esse processo era feito de forma automática pelo servidor de impressão. Mas no final de tudo, o serviço de impressão funcionou perfeitamente sem que os usuários ficassem com a permissão de administrador para poder instalar o driver trazendo risco para a rede. E é isso que importa!

Mais uma vez espero ter ajudado a quem esta com o mesmo problema ou semelhante a não perder mais alguns meses buscando uma solução e resolver em alguns minutos.

Não esqueça de deixar seu comentário!

Um comentário:

  1. Revivendo o post! kkk
    Esse problema foi comum para muitas pessoas...
    Uma GPO resolvia o problema, porem na época ninguém sabia a solução para isso

    ResponderExcluir