quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Protocolo FTP

O File Transfer Protocol (FTP) é outro protocolo da camada de Aplicação comumente utilizado. O FTP foi desenvolvido para possibilitar transferências de arquivos entre um cliente e um servidor. Um cliente FTP é uma aplicação que roda em um computador e utilizado para carregar e baixar arquivos de um servidor que executa o daemon FTP (FTPd).

Para transferir os arquivos com sucesso, o FTP precisa de duas conexões entre o cliente e o servidor: uma para comandos e respostas e outra para a real transferência do arquivo.

O cliente estabelece a primeira conexão com o servidor na porta TCP 21. Tal conexão é utilizada para controlar o tráfego, consistindo de comandos do cliente e respostas do servidor.

O cliente estabelece a segunda conexão com o servidor pela porta TCP 20. Essa conexão é para a transferência real de arquivo e criada toda vez que houver um arquivo transferido.

A transferência de arquivos pode acontecer em ambas as direções. O cliente pode baixar um arquivo do servidor, ou o cliente pode fazer carregar um arquivo ao servidor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário