terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Regras que Regem as Comunicações

Toda comunicação, face-a-face ou por uma rede, é regida por regras pré-determinadas chamadas de protocolos. Esses protocolos são específicos às características da conversação. Em nossa comunicação pessoal diária, as regras que utilizamos para nos comunicarmos através de um meio, como uma ligação telefônica, não são necessariamente as mesmas que os protocolos usam, tais como enviar uma carta.

Pense como várias regras ou protocolos diferentes regem todos os métodos diferentes de comunicação que existem no mundo hoje.

A comunicação com sucesso entre hosts em uma rede exige a interação de muitos protocolos diferentes. Um grupo de protocolos inter-relacionados necessário para desempenhar uma função de comunicação é chamado de conjunto de aplicações de protocolos. Esses protocolos são implementados em software e hardware que são carregados em cada host e dispositivo de rede.

Uma das melhores formas de se visualizar como todos os protocolos interagem em um host específico é visualizá-lo como uma pilha. Uma pilha de protocolo mostra como os protocolos individuais dentro do conjunto são implementados no host. Os protocolos são visualizados como uma hierarquia de camadas, com cada nível de serviço superior dependendo da funcionalidade definida pelos protocolos mostrados nos níveis inferiores. As camadas inferiores da pilha são relacionadas ao movimento de dados pela rede e fornecimento de serviços às camadas superiores, que são focadas no conteúdo da mensagem sendo enviada e na interface de usuário.

Usando camadas para descrever a comunicação

Por exemplo, considere duas pessoas se comunicando face-a-face. Como mostra a figura, podemos usar três camadas para descrever esta atividade. Na camada inferior, a camada física, temos duas pessoas, cada uma com uma voz que pode pronunciar palavras em voz alta. Na segunda camada, a camada das regras, temos um acordo para falar em uma língua comum. Na camada superior, a camada do conteúdo, temos as palavras realmente faladas –o conteúdo da comunicação.

Se fôssemos testemunhar essa conversa, não veríamos realmente as "camadas" flutuando no espaço. É importante entender que o uso de camadas é um modelo e, como tal, fornece um caminho para quebrar convenientemente uma tarefa complexa em partes e descrever como elas funcionam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário