terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Redirecionamento de e-mail no Exchange

Quando um funcionário importante na empresa sai de férias ou é desligado, é muito comum que seja solicitado para os e-mails que chegarem para ele após sua saída, seja redirecionado para outra pessoa.
Isso aconteceu esses dias aqui, um sócio foi desligado da empresa, e como ele recebia muitos e-mails importantes e de grandes clientes da empresa, todo o tráfego que chegasse para ele, tinha que ser redirecionado para outra pessoa que esteja no lugar dele, evitando assim a perda de informações importantes.

Vamos ao procedimento a ser feito:
1 - Acesse o servidor em que o Exchange esta rodando.
2 - Abra o Exchange Management Console.
3 - Vá em Organization Configuration -> Hub Transport -> Transport Rules.
4 - Clique com o botão direito do mouse em uma area livre dentro de Transporte Rules e depois clique em New Transport Rule...

5 - Será exibida uma tela onde deve se colocar o nome da regra (como padrão sempre coloco "Redirecionamento de fulano -> Sicrano), um comentário que não é obrigatório e deve marcar a caixa "Enable Rule". Clique em Next.

6 - Na tela de "Conditions", selecione a opção "sent to people" na step 1, na step 2 clique em people para adicionar o e-mail da pessoa que esta saindo da empresa. Clique em Next.

7 - Na tela de "Actions", em step 1 selecione a opção "redirect the message to addresses", em step 2 clique em "addresses" e coloque o e-mail de quem vai receber os e-mails a partir de agora. Clique em Next.

8 - Na tela de "Exceptions" não é necessário marcar nenhuma opção, fica ao seu critério. Clique em Next. 

9 - Será apresentada uma tela de conclusão, avance com Next, depois verifique se a regra que você acabou de criar aparece em Transport Rules e se o status esta Enable.

10 - Realize um teste de envio para o e-mail da pessoa que acaba de sair da empresa e verifique com a pessoa que deve receber os e-mails, se ela recebeu o e-mail de teste.

Com isso nosso redirecionamento de e-mail no Exchange esta feito!

Se esse artigo te ajudou, não esqueça de deixar seu comentário!

Um comentário: