quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Serviço HTTP

O Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), um dos protocolos do conjunto TCP/IP, foi originalmente desenvolvido para publicar e recuperar páginas e agora é utilizado para sistemas de informação distribuídos e colaborativos. O HTTP é utilizado na World Wide Web para transferência de dados e é um dos protocolos de aplicação mais usados.

O HTTP especifica um protocolo de solicitação/resposta. Quando um cliente, normalmente um navegador Web, envia uma mensagem de solicitação a um servidor, o protocolo HTTP define os tipos de mensagem que o cliente utiliza para solicitar a página Web e também os tipos de mensagem que o servidor usa para responder. Os três tipos de mensagem comuns são GET, POST e PUT.

GET é uma solicitação de cliente para dados. Um navegador Web envia a mensagem GET para solicitar páginas de um servidor Web. Como mostrado na figura no final do post, quando o servidor recebe a solicitação GET, responde com uma linha de status, como HTTP/1.1 200 OK, e uma mensagem própria, cujo corpo pode ser o arquivo solicitado, uma mensagem de erro ou alguma outra informação.

POST e PUT são utilizados para enviar mensagens que fazem upload de dados ao servidor Web. Por exemplo, quando o usuário insere dados em um formulário incluído em uma página Web, POST inclui os dados na mensagem enviada ao servidor.

PUT faz upload dos recursos ou conteúdo para o servidor Web.

Embora seja notavelmente flexível, o HTTP não é um protocolo seguro. As mensagens POST fazem upload de informações ao servidor em texto simples que podem ser interceptadas e lidas. Da mesma forma, as respostas do servidor, normalmente páginas HTML, também são não-criptografadas.

Para comunicação segura pela Internet, o protocolo HTTP Seguro (HTTPS) é utilizado para acessar ou enviar informações do servidor Web. O HTTPS pode utilizar autenticação e criptografia para proteger os dados que trafegam entre o cliente e o servidor. O HTTPS especifica regras adicionais para a passagem de dados entre a camada de Aplicação e a de Transporte.


Texto de propriedade da CISCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário