domingo, 15 de janeiro de 2012

Ferramentas de comunicação nos dias de hoje

A existência e a ampla adoção da Internet levaram a novas formas de comunicação que possibilitam que as pessoas criem informações que podem ser acessadas por um público global.

Envio de mensagem instantânea

O envio de mensagem instantânea (IM) é uma forma de comunicação em tempo real entre duas ou mais pessoas com base em um texto escrito. O texto é transmitido via computadores conectados em uma rede interna privada ou pública, como a Internet. Desenvolvido a partir dos serviços de Chat na Internet (IRC), o envio de mensagem instantânea também possibilita a transferência de arquivos e comunicação por voz e vídeo. Assim como o e-mail, o envio de mensagem instantânea encaminha um registro escrito da comunicação. Entretanto, enquanto o envio de e-mails às vezes demora, as mensagens instantâneas são recebidas imediatamente. A forma de comunicação usada pelo envio de mensagem instantânea chama-se comunicação em tempo real.

Blogs

Blogs são páginas fáceis de atualizar e editar. Diferentemente das páginas comerciais, criadas por profissionais especializados em comunicação, os blogs oferecem a qualquer pessoa uma maneira de comunicar suas idéias a um público global sem conhecimento técnico de web design. Existem blogs sobre praticamente qualquer assunto que se possa pensar e, freqüentemente, comunidades de pessoas se formam em torno de autores de blogs populares.

Wikis

Wikis são páginas que grupos de pessoas podem editar e ver em conjunto. Enquanto um blog é mais um diário individual e pessoal, uma wiki é uma criação em grupo. Como tal, pode estar sujeito a maior revisão e edição. Assim como os blogs, as wikis podem ser criados em estágios e por qualquer pessoa, sem o patrocínio de uma grande empresa comercial. Há uma wiki pública, chamado Wikipedia, que está se tornando um recurso amplo – uma enciclopédia on-line – sobre tópicos de contribuição do público. Organizações privadas e indivíduos também podem criar suas próprias wikis para reunir conhecimento sobre um assunto específico. Várias empresas usam wikis como ferramenta de colaboração interna. Com a Internet global, todas as pessoas podem participar de wikis e acrescentar suas opiniões e conhecimento a um recurso comum.

Podcasting

Podcasting é um meio baseado em áudio que, originalmente, possibilitava a gravação de áudio e conversão para uso em iPods – um dispositivo portátil para a reprodução de áudio, produzido pela Apple. A habilidade de gravar áudio e salvá-lo em um arquivo de computador não é novidade. Entretanto, podcasting possibilita a divulgação das gravações para um público maior. O arquivo de áudio é divulgado em um website (ou blog ou wiki) onde outras pessoas podem baixar o arquivo e ouví-lo em seus computadores, notebooks e iPods.

Ferramentas de colaboração

As ferramentas de colaboração oferecem a oportunidade de pessoas trabalharem em conjunto em documentos compartilhados. Sem as limitações de localização ou fuso horário, indivíduos conectados a um sistema compartilhado podem conversar, compartilhar textos e gráficos e editar documentos. Com as ferramentas de colaboração sempre disponíveis, as organizações podem rapidamente compartilhar informações e buscar seus objetivos. A ampla distribuição de redes de dados significa que pessoas em localidades remotas podem contribuir igualmente a pessoas em grandes centros populacionais.

Texto de autoria da CISCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário